Previous slide
Next slide

Curso Internacional

O Curso será presencial e tem como tema central “O Nexus+ na Convivência com o Semiárido: integração de soluções de segurança energética, hídrica, alimentar e socioecológica”. A abordagem Nexus+ propõe o estudo de soluções integradas para lidar com as mudanças climáticas no contexto do semiárido brasileiro, que possam garantir às populações mais vulneráveis da região melhores condições de vida a partir da segurança hídrica, energética, alimentar e socioecológica.

Em 2023, estaremos na 10º edição do Seminário e Curso e ao longo desta trajetória registramos o crescente engajamento de pessoas e instituições, o que demonstra a consolidação destes eventos como espaços para debater as questões do semiárido junto da comunidade e também de acadêmicos, cientistas, professores, pesquisadores, agricultores, técnicos, doutores e palestrantes do Brasil e de outros países.

Carga horária e corpo docente

A carga horária do Curso é de 70 horas, sendo o Módulo I formado pelos conteúdos do 10º Seminário Internacional de Convivência com o Semiárido, que somam 14 horas de atividades. Assim, as pessoas selecionadas para o Curso também devem participar do Seminário, nos dias 8 e 9 de novembro, no Centro Xingó. Já o Módulo II, com 56 horas, será ministrado, entre os dias 10 e 17 de novembro, por pesquisadores do INCT-Odisseia, grupo de estudos da Universidade de Brasília (UnB), coordenados pelo Prof. Dr. Marcel Bursztyn e convidados.

O Curso Internacional de Convivência com o Semiárido é promovido pelo UNIABS e tem o público-alvo variado que engloba desde gestores públicos, integrantes de instituições do terceiro setor, estudantes, até membros de cooperativas e associações comunitárias atuantes na região, além de outras pessoas interessadas em conhecer como a metodologia Nexus+ pode potencializar os resultados de projetos desenvolvidos no semiárido brasileiro.

Quem pode participar?

O curso tem vagas limitadas e, por isso, é necessário que vocês respondam as perguntas abaixo (pré-seleção). Os candidatos que forem selecionados serão informados via e-mail.

Algumas informações a respeito do funcionamento do Curso:

• O Curso será realizado de modo presencial no Centro Xingó de Convivência com o Semiárido em Piranhas, AL.

• Será oferecido alojamento gratuito aos participantes que não residem em Piranhas AL ou Canindé do São Francisco SE, e que optem por se hospedar no Centro Xingó (os dormitórios são coletivos e acomodam até 6 pessoas por unidade).

• Quanto à alimentação, será fornecido café da manhã, almoço e jantar a todos os participantes do curso, independentemente de estarem hospedados no Centro Xingó. 

Programação

AGUARDANDO
PROGRAMAÇÃO CURSO

AGUARDANDO
PROGRAMAÇÃO CURSO

AGUARDANDO
PROGRAMAÇÃO CURSO

AGUARDANDO
PROGRAMAÇÃO CURSO

Privacy Preference Center