Taxa Solidária: uma ação voluntária que potencializa as associações comunitárias

Desde 2016, arrecadações já beneficiaram sete instituições da região em Alagoas

Um movimento que continua dando certo! A Taxa Solidária do Seminário Internacional de Convivência com o Semiárido, que acontece anualmente em novembro, no Centro Xingó, é um convite para unir forças em prol do coletivo. Por meio de contribuições voluntárias, o objetivo é potencializar grupos, associações e cooperativas que realizam ações relevantes para o desenvolvimento da região.

 

Criada em 2016, a Taxa Solidária já beneficiou seis associações, e um banco comunitário, em seis cidades diferentes de Alagoas: Piranhas, Delmiro Gouveia, Pariconha, Mata Grande, Água Branca e Canapi. Ao todo, já foram arrecadados mais de R$ 15 mil, que impulsionaram projetos indígenas, de catadoras, boleiras e famílias agricultoras, fortalecendo as instituições que atuam no semiárido.

 

A diretora do IABS no Nordeste, Roberta Roxilene, explica que cinco instituições já foram indicadas para receber a Taxa Solidária de 2023. “Agora iremos iniciar a etapa de diálogos para conhecer melhor cada instituição, saber quais são os objetivos dos grupos e quais são as suas necessidades para, em seguida, fazer a escolha daquela que irá receber o valor arrecadado este ano”, afirmou ela.

 

Josileide Martins é presidente da Associação Comunitária de Várzea Vermelha, em Canapi, instituição beneficiada em 2022. Ela conta que, com a Taxa Solidária, o grupo realizou um bingo e conseguiu aumentar ainda mais o valor arrecadado. “Foi muito bom, conseguimos comprar um freezer e um armário para a cozinha. Agora, a gente congela a produção e não perde mais os doces e os salgados que sobravam”, disse Josileide, que representa 38 associadas, entre elas, 22 boleiras.

 

“É bem interessante este movimento. Ao longo dos anos, já apoiamos várias instituições que conseguiram melhorar o trabalho nas comunidades em que atuam. É um verdadeiro movimento de solidariedade”, disse a diretora regional do IABS, Roberta Roxilene, explicando que qualquer pessoa pode realizar doações, mesmo quem não estará no Seminário, em Piranhas.

 

A arrecadação é promovida pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), que organiza o Seminário Internacional de Convivência com o Semiárido. O evento vai acontecer nos dias 8 e 9 de novembro, com a participação de comunidades locais, pesquisadores, gestores, estudantes e demais interessados no futuro sustentável da região.

 

Em breve, será divulgado como contribuir com a Taxa Solidária 2023. As doações ajudarão uma instituição do semiárido a chegar mais perto dos seus objetivos! Logo que a próxima beneficiária for selecionada, iremos divulgar os trabalhos que realiza, os objetivos que busca e as necessidades que a Taxa Solidária poderá atender em curto prazo. Para saber desta e de outras novidades, continue acompanhando nossos conteúdos por aqui e nas redes sociais do @centroxingo.

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Privacy Preference Center