Tradição na história do Seminário e Curso Internacional para Convivência com o Semiárido, a Taxa Solidária é um movimento de contribuições voluntárias voltado às comunidades sertanejas – por ano, uma delas é escolhida para receber esse incentivo financeiro.
Nesta 11° edição, os recursos da Taxa serão direcionados à Associação dos Agricultores Familiares do Canal do Sertão (AAFCS), de Delmiro Gouveia, em Alagoas. Composta por 28 associados, as contribuições apoiarão toda a criação da sede da AAFCS, incluindo a compra do terreno e a construção dos espaços para armazenamento e venda dos produtos.
Se você quer apoiar a convivência sustentável desta associação no semiárido, basta realizar um pix de qualquer valor para a chave taxasolidaria@xingo.com.br. A Taxa Solidária 2024 será entregue à Associação dos Agricultores Familiares do Canal do Sertão ao final das atividades do 11° Seminário e Curso, com o objetivo de reconhecer, valorizar e impulsionar o trabalho dos agricultores e seus projetos.
Com rica diversidade agrícola, os produtores familiares associados comercializam frutas, legumes e verduras — só para dar um exemplo, os agricultores Admilson de Oliveira Silva e Edicleiton da Silva apontam para a cultura de tomate, banana, feijão de corda, macaxeira, caju, laranja, manga e melancia.
Claudia Gonzaga, por outro lado, é uma das associadas conhecida pelo doce de leite, mel, farinha de coco, óleo de coco e geleias. Para ela, o apoio da Taxa será muito bem recebido pela comunidade. “Teremos um local fixo para as pessoas olharem nossos produtos. Para a gente, será um grande lucro ter a [sede da] associação fixa no próprio povoado. Que seja bem-vinda!”, expressa.
A presidente da Associação, Camila Gonzaga Oliveira, detalha os muitos usos para a sede: além de armazenar e comercializar os produtos, será um espaço para aproximar os agricultores familiares locais e da região. “Vai ser de grande valia, teremos uma sede que facilitará aos outros produtores nos encontrar e conhecer um pouco de cada associado, do que cada um produz, planta, colhe e vende”, complementa.
A Taxa é uma iniciativa organizada pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS). Para não perder nenhuma novidade, continue acompanhando nossos conteúdos por aqui e pelas redes sociais do @centroxingo.
Aponte sua câmera para o QR Code ao lado e realize sua doação!
2021 | Centro Xingó de Convivência com o Semiárido