10° Seminário Internacional celebra raízes e frutos com retrospectiva

Nos dias 8 e 9 de novembro, edição comemorativa acontece no Centro Xingó

Este ano, o Seminário Internacional de Convivência com o Semiárido será histórico, com gostinho de retrospectiva. Em 2023, o evento chega à sua décima edição com o tema “Raízes e Frutos: há 10 edições promovendo a convivência com o semiárido”. A proposta é celebrar a permanência do seminário, não só no calendário de eventos, mas também como um encontro que dá frutos desde 2014, inspirando ideias e ações em benefício do desenvolvimento socioambiental da região.

Realizado pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), o Seminário acontece anualmente, em novembro, no Centro Xingó, município de Piranhas (AL). Sua programação com palestras, mesas de debates, curso, mostra científica, entre outras atividades, atrai um público variado, entre pesquisadores, gestores, estudantes, famílias agricultoras e demais interessados em soluções inovadoras para a convivência com o semiárido. O objetivo é germinar ideias que possam gerar frutos a partir das conexões vivenciadas durante o evento. 

Diretora do IABS no Nordeste, Roberta Roxilene explica porque, nesta décima edição, raízes e frutos são centrais no tema proposto. “Quando a gente pensou o tema foi com este olhar de retrospectiva, de como, ao longo da história, o seminário criou a forma de conexão, como uma planta. A gente quis fazer essa correlação, a planta sendo símbolo da conexão entre as nossas raízes e toda a história que nos trouxe até os frutos que a gente colhe hoje, que são essas redes, essas articulações, essas parcerias, todo o conhecimento gerado até aqui”, disse Roberta.

A retrospectiva, de acordo com a diretora do IABS, além de reconhecer o trabalho realizado no decorrer dos anos, também ajuda a compreender o presente para enxergar melhor o futuro. “O tema raízes e frutos também tem a ver com olhar para o passado, entender o momento que a gente está hoje para assim olhar melhor para o futuro. A simbologia com a árvore tem a ver com isso. Uma semente foi plantada lá atrás, foi regada, foi alimentada, teve todas as condições para gerar os frutos que hoje a gente colhe com muita alegria”, comemora ela.

Marque na agenda

O 10º Seminário Internacional de Convivência com o Semiárido irá ocorrer nos dias 8 e 9 de novembro, no Centro Xingó, em Piranhas, Alagoas. Em breve, será lançado o período das inscrições, assim como as atividades programadas. Continue acompanhando os conteúdos por aqui e nas redes sociais do @centroxingo para não perder nenhuma novidade deste evento que, em sua décima edição, promete uma viagem ao passado, novos olhares para o futuro e bons frutos com suas conexões.

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Privacy Preference Center