Previous slide
Next slide

Curso Internacional

O Curso será presencial no Centro Xingó, em Piranhas (AL), entre os dias 20 e 27 de setembro, e tem como tema central a “Inovação e Boas Práticas Produtivas no Combate à Desertificação”.

Ao longo da trajetória do Seminário e Curso Internacional, há o empenho da iniciativa em criar ambientes plurais: são espaços para debater as questões do semiárido junto da comunidade e também de acadêmicos, cientistas, professores, pesquisadores, agricultores, técnicos, doutores e palestrantes do Brasil e de outros países.

Programação

A carga horária total do Curso é de 56 horas, sendo dividida por três minicursos, uma atividade de abertura e uma avaliação de encerramento. A participação em todas as etapas é obrigatória para os participantes que se inscreverem e desejarem receber o certificado.

Confira a programação completa:

  • 20/09 das 14h às 18h: Atividade de abertura com o tema Nexus+ para a Sustentabilidade (Jogo Científico) – ministrada por INCT Odisséia
  • 21 e 22/09 das 8h às 12h e das 14h às 18h: Minicurso 1 com o tema Boas práticas em Segurança Hídrica – ministrado por Centro Diocesano de apoio a produtores rurais
  • 23 e 24/09 das 8h às 12h e das 14h às 18h: Minicurso 2 com o tema Boas práticas de preservação e recuperação do solo – ministrado por IRPA
  • 25 e 26/09 das 8h às 12h e das 14h às 18h: Minicurso 3 com o tema Práticas agrícolas de baixa emissão de carbono – ministrado por Rede de Mulheres do Sertão do Pajeú
  • 27/09 das 8h às 12h: Seminário de encerramento e avaliação

Quem pode participar?

O Curso Internacional de Convivência com o Semiárido é promovido pelo UNIABS e é aberto ao público em geral, mas devido à alta procura, é necessário passar por uma pré-seleção e seguir alguns critérios, como ser maior de 18 anos, ter participado do Seminário Internacional, ser morador(a) ou trabalhar na região, e ter disponibilidade para participar de todos os dias de Curso. Você será informado por e-mail caso preencha todos os requisitos e for selecionado.

Será oferecido alojamento gratuito aos participantes que não residem em Piranhas (AL) ou Canindé do São Francisco (SE), e que optem por se hospedar no Centro Xingó. Os dormitórios são coletivos e acomodam até 6 pessoas por unidade. Quanto à alimentação, será fornecido café da manhã, almoço e jantar a todos os participantes do curso, independentemente de estarem hospedados no Centro Xingó.

Se você tem interesse em conhecer práticas sustentáveis envolvendo questões hídricas, agrícolas e energéticas, não perca esta oportunidade!

Privacy Preference Center