Nos dias 8 e 9 de novembro, aconteceu a décima edição do Seminário Internacional de Convivência com o Semiárido, no Centro Xingó, no município de Piranhas (AL). Com o tema “Frutos e Raízes: há dez edições promovendo a convivência com o Semiárido”, o evento contou com palestrantes locais, de outros estados e da Espanha. Cerca de 150 pessoas se inscreveram, entre profissionais, estudantes, agricultores(as) e demais interessados no desenvolvimento sustentável do semiárido.
Na programação, além das palestras e mesas redondas, foi reservado espaço para os negócios, na Feira Saberes e Sabores, e para a difusão do conhecimento, por meio da Mostra Científica, que reuniu 59 trabalhos em formato de pôster científico numa área para diálogos entre o público e os(as) autores(as). Ao término das atividades, os participantes assistiram à aula show do chef alagoano Timóteo Domingos. Ele surpreendeu usando o cacto xique-xique na receita, aprovada por quem não perdeu a chance de provar.
Transmissão do Seminário
O Seminário está disponível para visualização pelo link de acesso: https://www.youtube.com/@IABSTV/streams ou assista agora mesmo abaixo:
Curso Internacional de Convivência com o Semiárido
Outro sucesso foi o Curso Internacional de Convivência com o Semiárido, ministrado entre os dias 10 e 17 de novembro com o tema: “O Nexus+ na Convivência com o Semiárido: integração de soluções de segurança energética, hídrica, alimentar e socioecológica”.
Maria da Conceição dos Santos é assentada na comunidade Jacaré-Curituba, entre os municípios de Poço Redondo e Canindé do São Francisco, em Sergipe. Pela primeira vez, ela participou do Curso e já avisou que não vai perder a oportunidade de participar do próximo. “Foi muita riqueza de informações. A turma era ótima, pessoas de diferentes atividades, locais, costumes, a gente interagiu bastante”, disse ela.
Maria da Conceição também participou do 10º Seminário Internacional de Convivência com o Semiárido, tanto de forma remota como presencial. “No primeiro dia, assisti de casa. Já gostei de cara. No outro dia, fui para o Centro Xingó, para ver as palestras de dentro do auditório”, explicou ela, que elegeu o tema da segurança hídrica o de maior interesse. “Espero que os debates cheguem a outras pessoas de alguma forma para que as ideias se concretizem na realidade”, finalizou.