Seminários

O Seminário e o Curso Internacional de Convivência com o Semiárido são umas das principais ações realizadas no Centro Xingó. Eles têm como objetivo principal a formação de pessoas mais preparadas para atuação em prol da convivência com o semiárido brasileiro através do aperfeiçoamento de conhecimentos e competências relativas à convivência com regiões semiáridas; da promoção da troca de experiências e de conhecimentos entre atores da região e de outras regiões semelhantes em outros países e continentes; e da discussão sobre novas formas de interação com a sociedade local e novos olhares, mais integrados, para a população residente e sua relação com o ambiente.

O Comitê Gestor do Centro Xingó oferece anualmente o Seminário e o Curso em parceria com outras instituições como a Universidade Federal do Vale do Cariri (UFCA), o Centro de Inovação para o Desenvolvimento Humano da Universidade de Madri (itdUPM) e o Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS-UnB).

Até hoje, foram realizadas 3 edições do Seminário e do Curso, começando com a inauguração do Centro no ano 2014. O aumento no número de participantes em cada edição, atingindo mais de 350 participantes na terceira edição do Seminário, no ano 2016, é prova da consolidação como espaço para debater sobre as questões do semiárido.  Pode acessar aos conteúdos das 3 edições clicando nas imagens abaixo.

I SEMINÁRIO E CURSO INTERNACIONAL (2014)

II SEMINÁRIO E CURSO INTERNACIONAL (2015)

III SEMINÁRIO E CURSO INTERNACIONAL (2016)

Espera-se que essas atividades contribuam para a formação de recursos humanos qualificados com o intuito de alavancar o desenvolvimento do semiárido brasileiro, inserindo-o em um contexto mundial de áreas suscetíveis às mudanças climáticas e à desertificação, e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). A oferta de educação superior de qualidade, mais flexível e personalizada, encontra limitações nos modelos tradicionais, fazendo com que essa proposta se transforme em uma alternativa viável e com alto potencial de ampliar o aprendizado de todos os envolvidos, como verdadeiros multiplicadores de conhecimento